quinta-feira, 22 de agosto de 2013

6 DICAS ESSENCIAIS PARA CONTRATAR MÃO-DE-OBRA PARA A SUA REFORMA

          


      O primeiro passo para quem deseja reformar sua casa é sem dúvida começar pela contratação da mão-de-obra.  Como sempre relato testemunhos de pessoas que tiveram péssimas experiências com esses profissionais, resolvi escrever meu primeiro post dando dicas de como evitar possíveis dores de cabeça com sua equipe de obra.
  1. Procure por profissionais com boas referências - E boas referências não são apenas as indicações de uma pessoa amiga, mas sim conhecer pessoalmente uma obra realizada pelo profissional, assim você observa se ele realmente entrega a obra completa, tem bom acabamento e é caprichoso.
  2. Faça no mínimo 3 orçamentos com profissionais diferentes. Acredite, a diferença de valor cobrado, pode chegar a mais de 100%.
  3. Se possível, de preferência por contratar uma empreiteira - Normalmente, empreiteiras contam com profissionais especializados em cada área (hidráulica, elétrica, pintura) assim você evita contratar aquele pedreiro que diz fazer de tudo bem e no fim acaba fazendo de tudo, bem meia-boca.
  4. Elabore um contrato do serviço - Mesmo que não reconheça firma, tê-lo já é uma garantia, caso precise correr atrás dos seus direitos se o profissional não cumprir com o acordo. É de extrema importância que nele conste o CNPJ (no caso de empreiteira) ou CPF (no caso de profissionais autônomos) e o endereço. O contrato também é uma forma de registro para garantir que seja cumprido tudo aquilo que foi dito no começo, por exemplo: Já estava incluso no valor do orçamento, a pintura das portas. Se ao final da obra o profissional não se lembrar que havia incluído esse serviço no valor cobrado, o contrato está lá para garantir o que foi dito.
  5.  Estabeleça datas fixas para o pagamento – Antes de iniciar a obra, ao elaborar o contrato, registre nele as datas em que serão realizados os pagamentos. Jamais (jamais mesmo) pague fora da data. Conheço inúmeras histórias de pessoas que caíram no conto da: “Minha mulher está doente e preciso urgentemente do dinheiro” e no fim perdeu o dinheiro e sua obra ficou pela metade.
  6.  Exija exclusividade de trabalho – Desconfie se seu contratado antes mesmo de iniciar a obra, diga que ao mesmo tempo em que trabalhar para você, estará realizando serviço para outra pessoa. A chance dele faltar, arrumar mais obras junto com a sua, e atrasar a entrega, é muito maior.

          Essas são apenas algumas digas que recomendo àqueles que pretendem iniciar uma obra por conta própria, sem a contratação de um profissional de arquitetura. Seguindo esses conselhos, as chances de se descabelar durante a obra são muito menores.  Abaixo, segue um modelo simplificado de contrato para que sua obra inicie com pé direito.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário