quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ANTES E DEPOIS: COMO REFORMAR A COZINHA SEM PEDREIRO E SEM QUEBRA-QUEBRA


         Cansou da sua cozinha mas não tem tempo nem dinheiro pra fazer uma megareforma? Seu apartamento é alugado e você não quer fazer grandes investimentos?  O post de hoje vai falar sobre dicas de como mudar a cara da sua cozinha com coisas que você mesmo pode fazer ou que chamando um profissional, em um dia o trabalho está feito. Pra exemplificar num projeto e não copiar de outro site, eu procurei uma cozinha feinha no site de uma imobiliária e criei um projeto em 3D da mesma cozinha com algumas mudanças que transformaram totalmente a cara da cozinha, e o melhor de tudo sem quebra-quebra, sem dor de cabeça. Olhem só:






















1) Mudando a cara dos armários:
As duas maneiras mais fáceis de repaginar os armários da cozinha são: pintando (carinhosamente, removendo as portas, lixando pra dar mais aderência e passando tinta própria pra madeira) ou revestindo com papel contatc (também há necessidade de remover as portas, mas é mais rápido que pintar, só precisa ter cuidado para não deixar bolhas). Outra detalhe que faz a maior diferença, é trocar os puxadores, é só desaparafusar o velho e colocar o novo.


2) Adesivo de ladrilho hidráulico na parede da pia: Para dar vida a cozinha, optei pelo adesivo que imita ladrilho hidráulico. 
Essa é a maneira mais prática e barata de mudar a cara do seu azulejo. 
 Atualmente no mercado, existem vários lugares que vendem esses adesivos em diferentes cores e padronagens. Para os mais conservadores, outra opção são as pastilhas adesivas resinadas, que também são facilmente encontradas a venda na internet. 


3)Pintura das paredes: Neste caso, somente sobre a pia havia revestimento, então uma tinta lavável resolveu o problema, mas no caso da cozinha toda ser revestida, a dica é pintar os azulejos com tinta epoxi. Para a pintura ficar com um bom acabamento, indico a contratação de um pintor, pois são necessárias 2 ou 3 demãos dependendo da cor anterior do azulejo. 


4) Cortinas para esconder a janela: Para não trocar a janela antiga, colocar uma persiana é uma ótima solução. Além do baixo custo, a instalação é simples. Lembrando que se realmente a sua janela te incomoda, colocar uma cortina de renda ou com transparência, não vai resolver o problema pois ela não vai conseguir "esconder" a esquadria.


5) Invista em uma nova iluminação: Pendentes e plafons podem ser trocados facilmente já que não são embutidos. Outra dica é colocar uma fita de led embaixo dos armarios.

6) Trocando a mesa e as cadeiras: Faça da sua mesa da cozinha, um lugar agradável e principalmente, confortável para as suas refeições. 

7) Substituindo o piso de tacos antigos por piso vinílico: Os pisos vinílicos são a opção mais prática pra você que enjoou do seu piso. Eles podem ser aplicados por cima do piso existente e são resistentes a água, diferentemente dos carpetes de madeira do tipo Durafloor e Eucafloor.

8 comentários:

  1. Menina sou estudante de Arquitetura e estou reformando meu ap...amei seu blog, suas dicas!!

    coisasdalivia.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Livia, vamos trocando informações. Eu já reformei o meu apê, agora estou nos detalhes. Hj mesmo to inventando uma pintura na parede uhahuauha, coisas de arquiteta, vc me entende. Bjinhosss, volte sempre

      Excluir
  2. Nossa ficou incrível! Adorei as idéias!!! Agora ninguém tem desculpa para ter casa feia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Carol!!! É isso ai, é só por a mão na massa!!! Bjosss, volte sempre.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Livia, eu sou tão novata do blog, q cliquei em remover comentário achando q era responder comentário uhahuahuahua. o meu e-mail pessoal é esse aqui: elisd.oliveira@gmail.com.br

      Excluir
  4. ola Elis, estou com um grande problema aqui na minha cozinha , ela é em um apartamento o prédio é antigo 30 anos já troquei duas vezes o azulejo e agora estão caindo, então não quero mais colocar piso . o que você me sugere.

    ResponderExcluir