segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMO ESCOLHER OS TIPOS DE REVESTIMENTOS

           Os revestimentos (pisos e azulejos) costumam representar mais de 1/3 dos gastos em materiais para uma reforma. Uma vez escolhidos e instalados, não podemos trocá-los tão facilmente como fazemos com um tapete ou cortina. Então, todo cuidado é pouco na hora de escolhê-los já que conviveremos com eles por muitos anos em nossa casa. Neste post busquei escrever passo a passo as escolhas que você deve fazer e as principais diferenças entre cada um deles. Vamos aos passos:

1º Escolha o tipo: cerâmicos x porcelanatos


A principal diferença entre eles é o material. Os porcelanatos contam em sua composição, além da cerâmica, outros materiais que o tornam mais resistentes, menos porosos e com melhor acabamento. 

O que você precisa saber sobre eles: O porcelanato pode ser usado tanto em parede quanto piso, o mesmo vale para o piso cerâmico. Já os revestimentos cerâmicos (azulejos) não devem ser usados como piso.



2º Escolha o tipo de acabamento: brilhante x polido x acetinado


A única diferença entre eles é a intensidade de brilho. O polido tem um brilho como um “gloss”, mais intenso que o brilhante. Já o acetinado possui brilho quase imperceptível.

O que você precisa saber sobre eles: Pisos com muito brilho, como o porcelanato polido, não devem ser usados em banheiros e áreas molhadas como piscina e garagem, pois são escorregadios quando em contato com a água. Para paredes não há restrição. 



3º Escolha o tipo da junta: retificado x bold(não retificado)


O que os difere é o corte da peça. Os retificados possuem corte completamente reto, o que possibilita uma junta entre as peças de 1mm. Já o bold, por seu acabamento quase abaulado, necessita junta de 2 a 3mm, deixando o rejunte muito mais aparente.

O que você precisa saber sobre eles: A distância entre as peças deve sempre respeitar o limite de junta descrito normalmente na caixa do produto. Se fizer a junta de 1mm em um material que demanda junta de 3mm, há grande risco das peças dilatarem e entrarem em atrito, provocando trincas e rachaduras ao longo do tempo.

Sem dúvidas em relação aos tipos, basta escolher os modelos, mas esse é um assunto que irei detalhar em outro post. Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário